Pegaram num negócio âncora, investiram na simplificação do processo industrial com software e tornaram-no numa empresa com um milhão de euros de faturação no primeiro ano. Leu bem, fazem impressões. Demasiado simples? Impressão sua
A máxima dos Três Mosqueteiros, “um por todos e todos por um”, pode bem ter mudado a maneira como a indústria gráfica se adequa às necessidades do mercado. Os seis fundadores da 360imprimir, Diogo Silva, João Matias, Jorge Correia, José Salgado, Pedro Gaspar e Sérgio Vieira parecem ter pegado no lema dos Mosqueteiros para repensar a estrutura de produção gráfica industrial: em vez de investirem em tecnologia de ponta, pensaram numa maneira de rentabilizar a capacidade de produção instalada e propuseram às gráficas da zona de Lisboa uma nova forma de organizarem as respetivas estruturas de produção.
Desenvolveram um software que permite organizar impressões de vários clientes numa mesma folha impressa, otimizando a produção e diminuindo em cerca de 80% os custos: mil cartões-de-visita impressos pela360imprimir custam 17,30euro. Antes, 250 custariam ao cliente cerca de 100 euros, cerca de 0,40euro/cartão, avalia Sérgio Vieira, cofundador da empresa. Além disso, garantem oito horas de trabalho às duas ou três fábricas com quem mais trabalham. “Percebemos que a indústria gráficaestava muito focada na produção e não nas necessidades reais do cliente”, explica Sérgio, formado em Gestão e cofundador da 360imprimir.
Fonte: Dinheiro Vivo