Somo feitos de 5 sentidos. Isso faz parte da essência humana e sempre fará.
Sentir, tocar, nos remete ao presente, ao agora. De certa forma é estar com os pés no chão e a mente focada. Estar presente fisicamente na vida das pessoas parece utopia. O relacionamento, as conversas, os olhares não são presenciais, são virtuais. Um simples telefonema hoje é praticamente uma surpresa para parte da população, 100% conectada, o tempo todo. A posição atual do ser humano é com o pescoço para baixo, teclando com amigos, opinando sobre assuntos diversos, compartilhando o que lhe agrada. Dentro e fora de casa o comportamento das pessoas mudou. Mas apesar dessa nova era em que vivemos, práticas tradicionais jamais deixarão de existir. Ao acordar, escovamos os dentes, tomamos café da manhã, ficamos com a família, trabalhamos. O jornal impresso ainda faz parte da manhã da maioria das famílias brasileiras. Este tipo de leitura (e de revistas impressas também), independente da época, ainda está presente em nosso cotidiano. Dificilmente, esta realidade mudará.
Com a popularização da internet e a banalização da informação, nossas mentes (e corpos) são condicionados à rapidez desta informação e a facilidade de encontrá-la.
O crescimento das publicações digitais nos fornece conteúdo mais rápido, porém, muitas vezes, de pouco valor. Todo o processo, da pesquisa do tema ao resultado final parece-me de uma prontidão inquietante. É preciso um feedback mais humano, palpável, tangível. Antes, tínhamos que planejar a ida à biblioteca para mergulhar nos livros e ter uma boa pesquisa em mãos. Hoje, os buscadores online, 24 horas de prontidão, respondem o que você quer saber no exato momento em que digitar o interesse. Qualquer assunto, tema, pesquisa ou informações estão à sua disposição, com a diferença de que alguns dados (e não são poucos) não são verdadeiros e podem comprometer todo o seu projeto. É uma questão muito mais dos profissionais e experts envolvidos na publicação de um livro, revista ou qualquer impresso, que elaboram algo mais aprofundado sobre qualquer tema, do que qualquer indivíduo poder inserir informações na internet sem nenhuma base de estudos. Obviamente, isso faz parte da nossa cultura atual e a população sabe que as referências precisam ser muito bem analisadas na internet. É maravilhoso, com o tempo escasso que temos, podermos contar com um meio tão prático quanto o virtual. Porém, é preciso cuidado quanto a veracidade das informações pesquisadas.
O cheiro do jornal em suas mãos, a beleza da diagramação e brilho das folhas impressas de uma revista tem atualmente ainda mais valor, uma junção de pequenos detalhes com lembranças de uma vida inteira. Até pouco tempo atrás, estas publicações nos traziam as notícias da região, do país e do mundo. Hoje, tudo está a distância de um clique.
Pode-se afirmar, de certo modo, que as publicações impressas são de extrema relevância e inteligência, pois para fazer a impressão, trabalhar na distribuição e procurar anunciantes gasta-se muito dinheiro e precisa valer a pena.
O marketing das empresas está se adaptando as plataformas digitais e off-line. É fato que divulgar seus produtos e serviços na internet tem o custo menor do que fazer a publicação de um anúncio em revista, por exemplo. Mas, para atingir todo o seu público, é fundamental a impressão de materiais como cartão de visita, folder, banners e cartazes. Afinal, é preciso estar presente na vida dos clientes e deixar sua marca fisicamente a cada visita ou exposta no local de trabalho ou em determinado evento. Um bom exemplo da importância do impresso no meio empresarial é a chamada “gestão a vista”, que é praticada pelas maiores empresas do mundo e é uma ação reconhecida por empresários e colaboradores. A “gestão a vista” nada mais é do que tornar as ações da empresa visível para facilitar o acompanhamento de todos. Partindo desse principio, temos tanta informação quando estamos conectados e vidrados na frente do computador ou celular, que toda a praticidade e rapidez desse conteúdo é facilmente esquecido e raramente fixado em nossas mentes. Esta é a metodologia dos impressos: a certeza do palpável, o tangível, da textura, a visibilidade e maior facilidade na memorização do que se lê.
A comunicação e o marketing atual traz a junção perfeita da velocidade com o trivial, da ligeireza com o concreto. Estamos na era digital das empresas, mas que não podemos esquecer do principal auxilio para o impalpável que é a mídia impressa.
Em um meio obcecado pela tecnologia, que dificilmente vivemos sem (fato), é necessário adequar o conteúdo para ambas as plataformas para conseguir atingir todos os públicos e mercados. Basta ter a estratégia e planejamento corretos e obter o máximo de cada um: a rapidez, impessoalidade e praticidade do meio digital com os sentidos humanos à flor da pele das publicações impressas