was successfully added to your cart.

Aprenda a escolher o papel certo para o seu projeto

 

Cada projeto de impressos promocionais como cartões de visita, cartazes e folders, ou de impressos editoriais como livros, revistas e gibis, requer um tipo de papel específico para publicação.

Assim, a gráfica  trabalha com uma extensa lista de papéis, para que você possa ter mais opções de escolha no momento em que for imprimir o seu material.

Existem centenas de tipos de papéis, porém, em mais de dez anos de atuação no mercado, os gestores da grafica sabem que os mais solicitados são os que seguem abaixo [o que não impede a escolha de outros, que não estão nessa lista]:

  • Off set: extremamente resistente, esse papel é indicado para impressões em larga escala nas quais o conteúdo é mais importante do que a aparência;
  • Couche: é um papel off set revestido com aditivos como o látex e o carbonato de cálcio, que o tornam mais liso e mais propício para impressões de alta qualidade. Esse revestimento pode ser adicionado em um dos lados ou em ambos;
  • Reciclato: produzido com aparas de papel off set coletadas durante a fabricação ou após. É fabricado em variadas cores e texturas, que conferem mais opções para combinações e arranjos de impressão;
  • Duo Design: tipo de papel cartão com alta sensibilidade para produção de impressos com qualidade gráfica acima da média como embalagens e materiais promocionais de luxo;
  • Supremo: conta com um lado fosco e outro brilhante, que podem ser utilizados de acordo com o projeto do artista gráfico. Trata-se de um papel bastante resistente e muito usado em materiais promocionais;
  • Adesivo: o papel adesivo conta com um lado próprio para impressão e outro, com cola especial, protegido com um papel fino e descartável. Esse tipo de papel pode ser usado em etiquetas e fechamento de envelopes.

Ao escolher um tipo de papel é necessário prestar atenção à gramatura, que nada mais é que o peso do papel em gramas por metro quadrado [g/m2]. As gramaturas mais comuns variam entre 70 e 370 g/m2.

Os papéis mais grossos são usados em capas de livros e revistas, folders, calendários e cartões de visita, entre outros materiais. Já os papéis mais finos são empregados no miolo de publicações editoriais e na impressão de envelopes e pequenos panfletos.

A textura, que nada mais é que o aspecto da superfície, é outro fator importante na escolha do papel. Por exemplo, os convites de casamento requerem papéis com textura sobressalente, isto é, em relevo. Já os folhetos podem ser impresso em papéis lisos.

Dessa forma, para escolher com precisão o melhor tipo de papel para o seu projeto é necessário levar em conta a maneira como o papel foi fabricado, a sua textura e a gramatura.

Se quiser saber mais, ligue para um dos telefones em destaque nesse site e esclareça suas dúvidas sobre tipos de papéis, gramaturas e texturas, com os técnicos da gráfica, agora mesmo.

About A-Ideia Uma agencia de soluções

O que é A-Ideia? Somos uma agência voltada para a criação de soluções dos seus negócios. A nossa ideia é buscar melhorias com ferramentas on-line e off-line, com muita criatividade de marketing e estratégias publicitarias. O nosso foco é oferecer serviços de qualidade e planos que se encaixam dentro de suas condições e com as nossas ideias e seu empenho alcançaremos os objetivos juntos! Seremos o seu departamento de marketing, ou seja uma estrutura pronta para você! Agora que você já sabe um pouco sobre nós dá uma olhadinha em tudo o que fazemos! http://a-ideia.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.