O paulista Rodrigo Abreu, franqueador da AlphaGraphics no Brasil, conseguiu aumentar as vendas ao oferecer serviços exclusivos a preços acessíveis
As caixas, os panfletos e os sites individuais foram criados pela rede de gráficas expressas AlphaGraphics para a Dedalus, revendedora das ferramentas corporativas do Google no Brasil.
“Temos conquistado muitos clientes importantes ao fornecer serviços que unem nosso negócio tradicional, com base na produção de material impresso, à internet“, diz Rodrigo Abreu, de 40 anos, máster franqueado da AlphaGraphics no Brasil. “Esse tipo de mistura está impulsionando nossas receitas.”
Nos últimos cinco anos, Abreu tem sido o responsável por conduzir um esforço para tirar a AlphaGraphics do mundo do papel e torná-la menos dependente dos negócios com material impresso — a empresa tem sede nos Estados Unidos e cerca de 250 lojas em oito países.
Desde 2008, quando ele assumiu o comando da operação brasileira, a AlphaGraphics no Brasil abriu novos negócios, que no ano passado responderam por aproximadamente 9% do faturamento de 72 milhões de reais — só com os serviços que unem material impresso personalizado a estratégias de marketing digital, como foi o caso dos sites produzidos para a Dedalus, as receitas chegaram a 5 milhão de reais em 2012.
Incorporar novos serviços a seu portfólio foi uma questão de sobrevivência para a AlphaGraphics. Na última década, equipamentos mais modernos baratearam o custo das impressões, ao mesmo tempo que o papel perdeu espaço para a mídia digital em seus mais diferentes formatos, desde os sites na internet até os aplicativos para telefones celulares.